slogan


A atitude é nossa.
A consciência é de todos!

terça-feira, 22 de novembro de 2016

Revitalização Trilha Morro do Rapa






O que há três anos foi sonho, hoje é realidade!
O desenvolvimento de uma ação do Projeto Trilhas e Caminhos Ecológicos, a Revitalização da Trilha Morro do Rapa. Todo esse movimento está sendo possível através da parceria com  "Programa Roteiros do Ambiente - Trilhas e Caminhos na Ilha de Santa Catarina - PRA", e Instituições parceiras.
A trilha liga a Praia Brava à praia da Lagoinha do Norte, seguindo pelas encostas e cumeadas do Morro do Rapa. Com extensão total de 2,8 km e o tempo aproximado de 1 hora e 30 minutos. Historicamente utilizada como acesso para os pesqueiros e ligação entre as duas praias. Atualmente vem sendo acessada também para caminhadas e saltos de parapente.
Foto Mariléia S. Erosão do solo.

É importante salientar que está inserida em área legalmente protegida (ALP). Neste caso, em uma Área de Preservação Permanente – APP. Destaca-se pelas paisagens de capoeirinhas, capoeiras e de costão rochoso, e uma vasta biodiversidade, percorre a linha de cumeada passando por alguns trechos próximos de costões.
Foto Mariléia S. Observação da Fauna, Mauro Costa.
Devido ao mau uso a Trilha vem sofrendo pelos impactos da visitação, sobretudo com os processos relacionados à erosão e falta de drenagens. A cobertura florestal em sua maior parte em estágios iniciais de sucessão vegetal vem permitindo impacto direto das chuvas, levando o curso da Trilha se tornar leito das águas que descem das encostas e assim carreando solo, passando de sulcos para ravinas e destas para voçorocas. Também foi identificada a falta de sinalização, e placas educativas.




Foto Mariléia S. Erosão do solo.
Foto Mariléia S. Devido a erosão dificultava a caminhada.

Todo esse movimento está sendo possível através do Projeto Trilhas e Caminhos Ecológicos em parceria com  "Programa Roteiros do Ambiente - Trilhas e Caminhos na Ilha de Santa Catarina - PRA", e Instituições parceiras.

O PRA visa revitalizar um conjunto significativo de trilhas e caminhos do Município de Florianópolis, através de um processo de mapeamento de trajetos, planejamento e implantação de equipamentos padronizados de interpretação, sinalização e segurança, conciliados ao manejo sistemático da vegetação e do solo.
Equipe técnica do PRA: Adnir, Mariléia, Talita e Mauro.
Todo o trabalho está sendo efetuado pela  equipe do GT - Trilha do Morro do Rapa – PRA: Mariléia Sauer - bióloga, Amarildo - operacional do IEATA, Mauro Costa técnico da FLORAM, Talita Góes - geografa da UC da Ilha, Adnir Ramos - Sociólogo do Imma Brasil. Após ser realizado o diagnóstico e a gestão dos serviços de manejo do leito da Trilha, referente a vegetação e solo. 

Adnir e Mauro dando início nas atividades de revitalização.
Valmir operacional da FLORAM.
Nesta primeira etapa verificou-se os locais que necessitam de roçagem, de degraus com roletes, uso, retirada ou conservação de rochas, de drenagem, visando sua restauração da paisagem e a segurança dos seus usuários. Também foi realizado o levantamento de equipamentos de sinalização e interpretação, harmonizando a paisagem da Trilha aos seus elementos naturais e histórico-culturais, no qual será coordenada a colocação pela equipe.

Talita Góes - Geógrafa
Mariléia Sauer - Bióloga


Restruturação do trecho erodido. Mauro, Adnir e Amarildo. 




























Mais uma conquista para Florianópolis e tod@s as pessoas que aqui passarem. Para tanto contamos com a contribuição da comunidade para lançar um olhar cuidadoso para mais este espaço que está sendo revitalizado para benefício de tod@s. 
Vamos cuidar das nossas Trilhas e Caminhos Ecológicos!
Vamos preservar e conservar nossa Mata Atlântica.


Um comentário:

  1. Ontem fizemos a trilha e ficamos maravilhados com o visual! Além disso, está muito bem cuidada! Parabéns pela iniciativa!
    Ficamos tristes ao ver que já tem vários posseiros se apropriando dos terrenos...quem é responsável pela fiscalização?
    Também vimos uma pessoa morando nas pedras. Não sei a quem denunciar.
    Agradeço o espaço!

    ResponderExcluir