slogan


A atitude é nossa.
A consciência é de todos!

domingo, 20 de agosto de 2017

REFLEXÕES SOBRE FÓRUM LIXO ZERO – POA


Na ultima quinta-feira dia 10 de agosto, voluntária do IEATA participou do 2° Fórum Municipal Lixo Zero em Porto Alegre, esse que tem por finalidade enaltecer, gratificar e mostrar organizações, projetos ou indivíduos locais que sejam referência ou tenham influência no meio dos resíduos sólidos, pois acredita que a mudança acontece através do exemplo!
O Instituto Lixo Zero Brasil traz o conceito de “Lixo Zero” como sendo uma abordagem circular de planejamento e gestão com ênfase na prevenção da geração de resíduos sólidos, mas ressalta que se não foi possível evitar a produção, precisamos desviar a destinação de aterro e incineração, pois todo lixo é um erro de design e precisa ser revisto.

Entre alguns painelistas trazidos pelo evento estavam:
§  JhonWurdig do Centro Universitário Ritter dos Reis (Unirriter) representando o projeto ECO Educadores idealizado por um grupo de estudantes do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária que tem por objetivo estimular a atuação de agentes de transformação da realidade socioambiental da comunidade;


§  O Instituto Instituto Villaget de Novo Hamburgo-RS, que fabrica tênis com materiais reutilizados ou orgânicos;

§  Instituto Rede Criar, que produz Jóias a partir da reutilização de embalagens de shampoos e produtos de limpeza;

§  Cooperativa Paulo Freire apresentando sua forma de atuação na reciclagem de resíduos eletrônicos;

§  Empresa Re-Ciclo que realiza a coleta de resíduos orgânicos de porta em porta utilizando bicicletas; entre outras empresas referência na região.

No evento estava presente também o presidente do Instituto Lixo Zero Brasil, Sr. Rodrigo Sabatini que deixou a linda mensagem que “Ser Lixo Zero é uma meta, responsabilidade, ética, comportamento e estilo de vida que entende que algo que seria descartado pode servir para outro, se e eu, ao invés de descartar, destinar corretamente meus resíduos”.


Por: Júlia Vanin de Morais
 Estudante do IX Nível de Engenharia Ambiental 
Universidade de Passo Fundo (UPF), 
Voluntária do IEATA  
14.08.17.

Nenhum comentário:

Postar um comentário