slogan


A atitude é nossa.
A consciência é de todos!

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

Expedições na Mata Atlântica

Devido ao incremento da visitação em unidades de conservação (UC) nacionais,  reforçado pela crescente popularização das práticas recreativas e por diversas segmentações do turismo na natureza vem contribuindo com o aumento da degradação dos fragmentos de Mata Atlântica na grande Florianópolis. Contudo, existe um déficit muito grande na evolução das metodologias de monitoramento e diagnósticos sócio-ambientais para gestão do uso público em áreas protegidas,  avaliação dos muitos impactos na flora e na fauna, os quais são de difícil percepção e mensuração.
Basta dar uma simples caminhada contemplativa para perceber a situação: degradação do solo, lixo espalhado por toda a mata, corte irregular da vegetação, avanço de construções irregulares.
Contra este paradoxo estamos formatando um grupo especializado em trabalhar com Guiamento e Condução, que contribua com a missão do IEATA!

"Contribuir na preservação e conservação da Mata Atlântica, seus corpos de água e ecossistemas costeiros. Tendo como base o uso adequado das trilhas e caminhos ecológicos, envolvendo a comunidade do seu entorno através de conjuntos de ações."


Através da parceria com  "Programa Roteiros do Ambiente - Trilhas e Caminhos na Ilha de Santa Catarina - PRA", e Instituições parceiras foram executadas o processo de revitalização de  nove (09) trilhas e caminhos em toda a grande Florianópolis com a participação do IEATA.

Somos uma organização não governamental e sem fins lucrativos, que atuam na preservação e conservação do ambiente natural, e ao contactar um profissional credenciado ao IEATA,  contribui com as nossas ações.


Como isso acontece?

Para o Guia ou Condutor:

Realizamos cadastramento dos profissionais interessados em participar da nossa proposta.

Trilheir@s

O IEATA disponibiliza um grupo de Guias, profissionais formados e capacitados para atuar nas trilhas, caminhos Ecológicos e culturais da Ilha da Magia, com a responsabilidade de cuidar, e utilizar de forma adequada estes espaços que em muitos casos estão negligenciados.
Parte do recurso mobilizado é repassado ao IEATA para efetuar o trabalho de revitalização, monitoramento e pesquisa das Trilhas e Caminhos Ecológicos da Ilha.


Conheça alguns dos Roteiros


Trilha Morro do Rapa- Usada por antigos pescadores, possui uma dificuldade bem moderada, revitalizada recentemente, e com uma boa acessibilidade. Com 2,5 km de extensão. 






Caminho do Rei: Caminho histórico, usado pelos antigos moradores da região. Com grau um pouco acentuado de dificuldade. Possui em torno de 6,5 km de extensão e ao fazer a trilha é possível observar vários panoramas do norte da ilha.



Naufragados – Ponto mais ao sul da Ilha de Santa Catarina é uma ótima opção de lazer, alem de ser um lugar histórico. Com uma trilha moderada, extensão a praia 2,3 km/ ao farol 3,3 km.



Lagoinha do Leste- E o principal acesso ao Parque Municipal da Lagoinha do Leste. Considerada por muitos o local mais belo de toda a Ilha. Com acentuado grau de dificuldade. Extensão: 2,2 km


Realizamos Expedições para grupos fechados, Escolas e Empresas. Maiores Informações entrar em contato:
  • Mariléia Sauer: 48 999028774
  • Facebook: https://www.facebook.com/trilheirosdeatitude/

Nenhum comentário:

Postar um comentário