slogan


A atitude é nossa.
A consciência é de todos!

quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

Nobre Morador do Norte da Ilha

Tamanduá-mirim

Nomes populares: tamanduá-de-colete; mambira

Reino: Animalia

Filo: Choradata
Classe: Mammalia
Ordem: Xenarthra
Família: Myrmecophagidae
Espécie: Tamandua tetradactyla

 

Sobre o Tamanduá-mirim

O tamanduá-mirim tem um padrão de coloração da sua pelagem que lembra a um “colete” negro. O restante dos seus pelos tem uma cor que varia do amarelo ao marrom pardo. Dependendo da região geográfica, o colete do tamanduá-mirim pode variar do negro ao castanho até um amarelado pouco destacado do resto do pelo do animal, mas mesmo assim, são todos da mesma espécie.
Possui uma cauda semipreensil que utiliza para subir e manter-se na copa de árvores, nua na parte ventral. Os membros anteriores possuem uma musculatura bem desenvolvida, com quatro dígitos, de onde vem seu nome científico tetradactyla (tetra = quatro; dáktylos = dedo). Seus membros posteriores são menos musculosos, apresentando 5 dígitos, dos quais um é pouco desenvolvido. Possui:
·        Comprimento: entre 47 e 77cm;
·        Peso: 7kg quando adultos;
·        Longevidade: desconhecida (indivíduos em cativeiro chegaram a 19 anos);
·        Filhotes por ninhada: um único filhote.

Fotografado pelo Morador Local André Coelho, em passeio pelas areias da Praia Brava, norte de Florianópolis, chama atenção dos pesquisadores do IEATA, bem como de seus moradores para a importância da manutenção das áreas de proteção do entorno, um pedacinho de Mata Atlântica. 


Proteger o que sobrou e recuperar o que desmatamos é um passo estratégico tanto local como para todo Brasil tenha um crescimento sustentável. Nosso modelo de desenvolvimento dá sinais claros de esgotamento, mas aponta também a oportunidade de colocarmos a agenda ambiental no centro das decisões políticas, sociais e econômicas do país.

É fundamental salientar caso encontrar esse belo animal passeando, não perturbe, não corra atrás, não grite. Somente tire foto e observe de longe. 
Esse espaço é a casa dele! 
Portanto não perturbe!




Fonte Pesquisada :
http://bicho-pau.org/tamandua-mirim/



Publicação de Mariléia Sauer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário