slogan


A atitude é nossa.
A consciência é de todos!

segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Você já ouviu falar na Erva baleeira?

Um poderoso Anti-Inflamatório natural



Nativa da Mata Atlântica brasileira, a Erva Baleeira é encontrada em quase todo o litoral, porém é mais comum no litoral-sul de São Paulo – região de Iguape – e no litoral de Santa Catarina. A Cordia verbenácea é uma planta comumente encontrada em trilhas e caminhos ecológicos do sul do Brasil. A ação dessa planta no nosso organismo, é a mesma ação causada pelos anti-inflamatórios e analgésicos quimicamente produzidos e comercializados por farmácias convencionais. Sua eficácia é comprovada nos tratamentos de reumatismo, úlceras, gastrites, artrite, dores musculares e nevralgias, contusões e em todo tipo de inflamações (possui uma ação anti-inflamatória muito potente), anti-séptica e cicatrizante.
A utilização dessa erva se dá tanto na forma interna quanto na externa, isto é, é utilizada como chá, tintura ou macerada em álcool.    

O uso da Erva Baleeira remete aos índios originais da Mata Atlântica e foi incorporado pelos colonizadores que chegaram na região litorânea do Brasil.  A sua utilização remete aos índios originais da Mata Atlântica e foi incorporado pelos colonizadores que chegaram na região litorânea do Brasil.
O nome popular “erva-baleeira” é proveniente da época em que a caça das baleias era permitida, e então era muito usada pelos pescadores no litoral das regiões Sul e Sudeste para cicatrização de ferimentos e alívio de contusões. Foram essas raízes culturais e o conhecimento tradicional desses brasileiros que trouxeram para o presente o uso de preparos caseiros como pomadas e compressas com as folhas da Cordia para tratamento de males diversos.



CURIOSIDADES...                                   
* O laboratório Ache  patenteou  a cordia verbenácea após anos de pesquisas.
* É usada como a base principal do anti-inflamatório Acheflan.
* O creme teve liberação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), que classificou o produto na classe dos fitomedicamentos, que são fármacos que têm em sua composição apenas substâncias ativas extraídas de plantas, sem a mistura de princípios ativos sintéticos
* É um arbusto que atinge cerca de 2 metros, apresenta folhas compridas (com até 12 cm de comprimento), ásperas, com odor forte e persistente. As inflorescências surgem nas extremidades dos ramos, em forma de espigas curvadas para baixo, com flores brancas e miúdas. Os frutos, quando maduros, são vermelhos e medem aproximadamente 0,4 cm.
* Suas folhas possuem um forte aroma, que, muitas vezes é comparado ao caldo Knorr.




 Texto: Letícia Cunha
 Cosmetóloga e educadora-IEATA

Fonte:
ARAÚJO AA. Medicina rústica. 3ª ed. São Paulo: Brasiliense; 1997.
BECKER B. Wild plants for human nutrition in the Sahelian zone. Journal of Arid Environments. 1986;11(1):61–64.

LORENZI H, Souza HM, Torres MA, Bacher VLB 2003: p. 384). Árvores exóticas no Brasil: madeireiras, ornamentais e aromáticas. Nova Odessa, Plantarum. 2003:p. 384.

Nenhum comentário:

Postar um comentário