slogan


A atitude é nossa.
A consciência é de todos!

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Situação das Trilhas e Caminhos da Ilha de Santa Catarina

Também faz parte da MINHA CASA. Porque não ter o CUIDADO?

            O PLANETA TERRA é minha casa, é o meu endereço, como posso viver bem numa casa mal arrumada, mal cheirosa, poluída e doente, essa é uma citação de Moacir Gadotti com a qual o Grupo de Estudo Trilheiros de Atitude quer chamar a atenção da situação das Trilhas e Caminhos Ecológicos da Ilha Santa Catarina, que popularmente a chamamos de Ilha da Magia.
            O grupo de Estudo Trilheiros de Atitude, coordenado pela Bióloga Mariléia Sauer, pertencentes à IEATA, vem percorrendo as trilhas e caminhos ecológicos mais visitados na Ilha de Santa Catarina, tais como: a Trilha do Saquinho, a Trilha da Costa da Lagoa no centro oeste, a Trilha da Lagoinha do Leste, Caminho da Cachoeira do Bom Jesus a Praia Brava, bem como a Trilha e Caminho de Naufragados que o grupo vem monitorando desde novembro de 2010, com o intuito realizar um levantamento da sua situação, monitorar e criar espaços de debate que contribuam  na preservação e conservação ambiental.
            Lamentamos informar que nossa Casa está assim mal arrumada, mal cheirosa, poluída e doente e ficamos mais preocupados com o contingente de turistas a cada dia chegando, contribuindo ainda mais com este cenário de degradação ambiental. Em todas as trilhas  e caminhos ecológicos visitados a situação é igual à trilha de Naufragados, que ao final de quatro visitas (do mês de janeiro a agosto de 2010), concluímos que não foi estruturada de forma técnica, e continua atualmente inadequada. Um dos principais indícios da degradação é a erosão do solo, em todo seu percurso observamos muitas voçorocas, devido à lixiviação do solo pelas águas das chuvas, deixando até mesmos as raízes das árvores de grande porte desnudas, solo compactado. Observamos muitos espaços ocupados por campistas que não recolheram seu lixo, trechos com processo de queimada. Outro dado importante observado foi a dispersão de várias espécies de plantas exóticas invasoras, e também a existência de desmatamento irregular da mata.
            Lembrando que algumas destas trilhas estão inseridas em unidades de Conservação, no entanto a falta de um plano efetivo de uso público como a implementação de um sistema de seguimento do manejo turístico-ambiental pode contribuir para que alterações ambientais cheguem a níveis não aceitáveis, inviabilizando o potencial de visitação e aproveitamento recreativo, da realização de atividades educação ambiental interdisciplinar. Sendo importante salientar que nossas Instituições públicas também estão degradadas, pela falta de profissionais, verbas que possibilitem a realização de um trabalho consistente, organizado e contínuo.
Inicialmente queremos chamar atenção para quantidade de lixo que encontramos, o qual é grande tais como: garrafas pets, tocos de cigarros, variados tipos de plásticos, roupas, calçados, material de construções, restos de demolição, vidros. Isto em todo o percurso. Você que é morador consegue ficar sem sentir-se incomodados pelo lixo deixado em nossas matas, por aquelas pessoas que dizem trazer recursos? Quando alguém chega a sua casa, onde reside com sua família permite jogar toco de cigarro, saquinhos, pacotinhos de biscoitos, garrafas, chicletes pelo chão?
      Pois bem nós do grupo de Estudo Trilheiros de Atitude convidamos todos e todas as pessoas que como nós ficamos indignados com a falta de ética dos seres humanos que ainda não perceberam estar degradando nossa Casa, a formar uma corrente do bem. Isto através de um ato simples: levar seu lixinho para um local adequado. Não deixar a fogueira acessa no meio da mata, e não permitir também seu o desmatamento.
                         Poderíamos escreve mil linhas, mas deixaremos as imagens que coletamos nestes ambientes naturais falar por si só! Gostaria de ver sua Casa Assim?


Trilha/caminho de Naufragados:























Fig. 01: Primeira foto mostra a situação do solo, seguida de foto mostrando lixos exposto. Logo abaixo o corte da vegetação na foto central.

Trilha Praia da Daniela a Praia do Forte 


Trilha da Lagoinha do Leste:








            A situação é sempre a mesma, na maioria das trilhas e caminhos ecológicos da Ilha Santa Catarina. Diagnosticamos erosão do solo, plantas exóticas invasoras e muito lixo espalhado. Para tanto,  IEATA estará lançando o Projeto conhecer para Preservar e Conservar! Aguarde!





Nenhum comentário:

Postar um comentário