slogan


A atitude é nossa.
A consciência é de todos!

quarta-feira, 7 de junho de 2017

Potes de Gratidão!


 Gratidão deixa o coração mais saudável    

Pesquisa indica que a gratidão envolve identificar e valorizar os aspectos positivos da vida. Ter um coração grato é sinônimo de ter um coração saudável. Esta é a conclusão de um grupo de pesquisadores da Associação Americana de Psicologia chegou após realizar um estudo com 186 pessoas que já tiveram alguma enfermidade cardíaca.
A gratidão está constantemente ligada a aspectos espirituais, no entanto, os especialistas garantem que a espiritualidade por si só não reflete os mesmos efeitos. Para eles, esta não é a única forma de ser grato e de perceber os benefícios deste ato em diferentes áreas. A gratidão envolve identificar e valorizar os aspectos positivos da vida. Ela pode ser atribuída a uma fonte externa, como um animal de estimação, a outra pessoa ou a um ser não-humano.
Pra deixar esta tarefa mais fácil, uma boa opção é criar um “Pote da Gratidão”. Este é um projeto muito simples, mas com o potencial para transformar a sua vida. A ideia por trás do objeto é tornar a gratidão parte da rotina, deixar visível todas as razões pelas quais podemos ser gratos e mostrar que, independente das dificuldades e problemas, sempre existem motivos para reacender a alegria dentro de cada um.
O “Pote da Gratidão” não tem uma norma quanto ao formato. Basta escolher um vasilhame grande, pode ser um pode de vidro reaproveitado, e decorá-lo com quiser, lembrando que é essencial que ele tenha a palavra “gratidão” estampada e bem visível.
Além de ser uma pratica saudável para o planeta terra, pois a reciclagem do vidro é de extrema importância para o meio ambiente. Quando reciclamos o vidro ou compramos vidro reciclado estamos contribuindo com o meio ambiente, pois este material deixa de ir para os aterros sanitários ou para a natureza (rios, lagos, solo, matas).
Não podemos esquecer também, que a reciclagem de vidro gera renda para milhares de pessoas no Brasil que atuam, principalmente, em cooperativas de catadores e recicladores de vidro e outros materiais reciclados. Sendo que a principal matéria-prima usada na produção de todos os tipos de vidro é a sílica (dióxido de silício). E um detalhe importante, o tempo de duração de um vidro é indeterminado!
No Brasil, 47% do vidro é reciclado e volta para a cadeia produtiva (dado relativo ao ano de 2012). O grupo de artesãs do IEATA, faz parte desta estatística, pois está produzindo  os potes de gratidão, reciclando vidros e gerando renda para o grupo, bem como para a realização dos Projetos que estão sendo desenvolvido.

Fonte pesquisada:
http://ciclovivo.com.br/noticia/aprenda-a-fazer-um-pote-da-gratidao/


Texto: Mariléia Sauer - Bióloga e Ed Ambiental

Nenhum comentário:

Postar um comentário