slogan


A atitude é nossa.
A consciência é de todos!

quinta-feira, 10 de março de 2011

O Grupo de Estudo Trilheiros de Atitude elenca novos desafios após lançar o primeiro documentário “Degradação de Trilhas Ecológicas”



      
O grupo Trilheiros de Atitude faz um alerta frente às diferentes formas de degradação que as trilhas ecológicas de Naufragados vêm sofrendo. Para fazer este alerta o Grupo Trilheiros de Atitude formado por educandos/educandas da turma dois do arco profissionalizante de Turismo e Hospitalidade, juntamente com a educadora de Ciências da Natureza e educadores apoiadores pertencentes ao PROJOVEM Urbano, educador de qualificação profissional, arco de Turismo e Hotelaria, Educador Rodrigo Sommer e Participação Cidadã com a educadora Silvana E.S. Machado, do núcleo centro de Florianópolis/SC, realizou a apresentação do Documentário “Degradação de Trilhas Ecológicas” juntamente com uma mesa de debate: É possível explorar as trilhas ecológicas visando sua preservação e conservação?
     O evento foi realizado no dia 15/12/10, às 19 horas, no auditório do Centro de Educação Continuada da Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis, localizado na Rua Ferreira Lima, 82. E Contou com a participação de representantes dos setores envolvidos na construção e elaboração do Documentário: Alair de Souza, chefe da Unidade de Gestão da FATMA/SC (Fundação do Meio Ambiente/SC), Danilo Funke da FLORAN, Denis Reis e Osmar da AMOPRAN (Associação de Moradores da Praia de Naufragados), Camila Betoni da LED/UFSC, Pedro Simas Biólogo e pesquisador, Mauricélio Duarte (apoio técnico), Eduardo, Coordenador pedagógico do PROJOVEM Urbano núcleo de Florianópolis.(foto abaixo)
      O Documentário Degradação de Trilhas Ecológicas foi construído através da identificação e levantamento da situação da trilha de Naufragados, a qual não foi estruturada de forma técnica, e continua atualmente inadequada. Também realizou-se visitas técnicas as trilha que iniciam na Cachoeira do Bom Jesus, sendo finalizada na entrada da Praia Brava, ao norte da Ilha de Santa Catarina/SC, as quais apresentam o mesmo cenário preocupante entre a beleza da paisagem, da biodiversidade da fauna e flora e o descuido por parte da sociedade. Portanto, perante este cenário, o grupo está tendo como atitude buscar um diálogo frente às Instituições envolvidas, e responsáveis, bem como buscando respostas e alternativas para juntamente com a comunidade do entorno abrindo uma discussão sobre a situação através da interrogativa: “É possível explorar as trilhas ecológicas visando sua preservação e conservação?”
Todo trabalho teve início com o estudo da trilha de Naufragados, onde em visitas realizadas pelo grupo de educandos (as) da turma 2 do PROJOVEM Urbano, foi possível conhecer os diferentes ecossistemas, sua fauna, flora e suas interações. Bem como, realizou-se um breve levantamento da sua situação, sendo importante salientar que a trilha de Naufragados, além de tradicional contém um cunho histórico, e compõe um fragmento da Mata Atlântica que pode ser observada e estudada em uma agradável caminhada. E também está inserida numa superposição de três esferas jurídicas, pois é um Logradouro Público (de livre acesso a comunidade), que inicia em propriedades particulares, parte passa pelo Parque Estadual Serra do Tabuleiro, e ao final passa a APA de Proteção do Entorno Costeiro. Esta ultima esfera criada recentemente numa aparente tentativa de resolver uma questão social, gerada com criação do Parque devido à desapropriação de moradores nativos, assegurados juridicamente pela Legislação Brasileira, situação que ainda está em andamento.
 Este trabalho culminou na produção do documentário “Degradação de Trilhas Ecológicas” que o grupo de estudo Trilheiros de Atitude pretende divulgar como uma ferramenta para dar início ao debate, com intuito de contribuir na construção de ações que reduza as degradações dos ecossistemas em questão. Com a finalização da presente atividade ficou claro a necessidade da reaproximação do homem junto à natureza, e junto do Poder Judiciário. Do conhecer dos seus direitos, do aproximar o homem de sua Terra, amor pela Natureza.  Lembrando que a trilha de naufragados não é só uma trilha, um caminho, um logradouro, é parte da história dos homens, do nativo, é os sonhos, seus amores, o pão de cada dia, foi nela que nasceu, cresceu, viu os filhos e filhas nascerem e crescerem ao mesmo tempo os viu partir. 

Foto registrando as entidades e profissionais parceiros.

É urgente a reaproximação deste homem com a natureza, seu meio para isso é necessário estar esclarecido sobre seus direitos, e as diferentes esferas ou setores envolvidos precisam estar cientes da situação. Por isso o grupo Trilheiros de Atitude, no ultimo dia 06 de fevereiro de 2011, deu uma parada nas festas de carnaval para reunir-se e colocar seu bloco na rua. Ou seja, o grupo reafirmou seu compromisso no cuidado com a Gaia (Planeta Terra), chamando atenção das diferentes formas de degradação que vem sofrendo. E reafirmando a continuação do Grupo de Estudo Trilheiros de Atitude, mesmo com o término do Programa Projovem Urbano. Bem como, estabeleceu as primeiras atividades para dar continuidade deste trabalho bonito, corajoso de responsabilidade socioambiental, junto às parcerias conquistadas no decorrer de toda a caminhada inicial da formação do Grupo de Estudo Trilheiros de Atitude.
Elaboração Mariléia  Sauer
Coordenadora do  Projeto   Trilhas

3 comentários:

  1. a união fará a força dos nossos desejos de um futuro melhor!!!!

    ResponderExcluir
  2. que tal uma trilha, tô de folga no finde!!!

    ResponderExcluir
  3. O Grupo Trilheiros de Atitude é a expressão de um movimento estudantil preocupado com o desenvolvimento local, pautado pelos princípios da autonomia, participação popular e sustentabilidade. Pertencem a este grupo alunos-voluntários voltados para a requalificação de trilhas ecológicas, por pensarem em estratégias de minimização dos impactos socioambientais sobre estes ambientes.



    Saudações ao grupo.

    Rodrigo Sommer.

    Turismólogo e Mestre em Planejamento Territorial

    ResponderExcluir